quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Leituras e Material Multimidiário


Para lermos os produtos de mídia,implica tanto uma leitura dos textos escritos,quanto dos textos sonoros ou visuais transmitidos pela mídia.
O uso da mídia na educação é uma ferramenta pedagógica que nós professores precisamos estar preparados,primeiro pelo poder que a mídia exerce e segundo pela influência que ela ocorre de forma natural para os educandos.
Temos que fazer a leitura de mundo em que vivemos por meio da construção de nossas próprias narrativas,é muito importante,pois é assim que será possível a  construção do conhecimento e sua transformação.
Hoje  escola,família,grupos sociais e meios de comunicação são espaços educativos importantes e socializadores,pois as tecnologias mudaram nossas vidas,e as pessoas tem passado a se preocupar em mudar a vida com as mídias,precisamos aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola,no trabalho e em outros contextos.
Os meios de comunicação compreende como algo que se manifesta não apenas nos meios tradicionais,mas também através de outras formas de expressão como:cinema,artes,música,internet,etc...
Atualmente a tecnologia vem possibilitando a veiculação em grande escala de textos multimidiáticos que articulam a linguagem verbal, imagnética e sonora,textos diferentes de antigamente.
Por isso é preciso implantar a tecnologia como mediadora multimidiática do conhecimento de forma que os usuários utilizem de forma crítica e criativa.Os novos textos mediados pelas Tics,possibilitam novas formas de comunicar e a produção de textos multimidiáticos,tem um papel muito importante nas relações sociais e na formação educativa.
A partir dos hipertextos vai haver umas interação entre professores e alunos diante das necessidades de superar os desafios e as mudanças que se abrem a partir da introdução da Internet,pois a construção dos sentidos a partir do hipertexto e como isso pode contribuir para a aprendizagem.
Os vídeos assistidos são a demostração clara de que o uso das diversas linguagens na educação através de imagens que se articulam em nosso meio são fortes para a apropriação da aprendizagem, e como estamos na era digital,torna-se mais fácil produzir mensagens usando imagens e assim produzir os próprios objetos multimidiáticos como: vídeo, jornal escolar e outros para serem ultilizados como forma de enriquecer o currículo escolar ,e o nosso desafio é vencer nossos medos e colocar tecnologia midiativa a favor da construção do conhecimento dos alunos e de uma prática pedagógica.

sábado, 26 de novembro de 2011

VÍDEO: DANÇA DO PROJETO.

PROJETO ESQUEMA CORPORAL-DANÇA.


A DANÇA DESSE VÍDEO SERA APRESENTADA NO ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO,ELA FOI INCORPORADA AO PROJETO ESQUEMA CORPORAL POR ATENDER AOS OBJETIVOS ESTABELECIDOS.
O PROJETO SALTO GRANDE,NOSSO POVO ,NOSSA HISTORIA , FAZ PARTE DO PLANEJAMENTO ANUAL E DESTACA OS PRIMEIROS HABITANTES DE NOSSA CIDADE.
AS DANÇAS APRESENTADAS NESTE VÍDEO RESSALTA OS ESPANHÓIS.









quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Links Interessantes

Papel artesanal
Guia de experimentos que permite perceber como se pode reaproveitar o papel já utilizado na escola, ou seja, como se pode reciclar o papel de modo a dar utilidade em nosso dia-a-dia. Assim, motiva-se as crianças por meio da reciclagem a elaborar diversos objetos que além de conscientizar desperta a criatividade das crianças.


Fogo no céu
Disperta nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas instigar a imaginação para suas próprias construções. Este conto infantil narra a história de vários animais que começam a dizer que o céu pegou fogo e todos correm com medo. Depois, a coruja percebe que era apenas um balão de festa junina, o que fez com que todos gritassem: "Vivas a São João"

O Caracol

Desperta nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas instigar a criatividade de imaginação para a construção das mesma. Este conto infantil narra a história de um caracol que viu vários animais que faziam várias coisas e ele ficava se lamentando, pois não fazia tudo aquilo que cada animal fazia, mas quando começou a chover ele se alegrou porque tinha sua própria casa pra morar.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18603

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mídia e Educação

Mídia e Educação
“Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis”
         A  pesquisa mapeou atividade de mídia-educação, que vem sendo feitas em escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis, o estudo foi realizado em duas etapas. A primeira consistia em um mapeamento geral que teve por objetivo identificar os trabalhos realizados, assim como conhecer algumas de suas características.A segunda etapa mostra a importância de que professores e gestores compreendam que os processos de mídia-educação devem levar em conta tanto o uso (consumo), quanto à análise crítica (leitura) e o uso como de expressão (produção). Nos dias de hoje, a mídia participa em grande medida de formação das pessoas principalmente de jovens e adolescentes.
          O uso dos meios de comunicação como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem, já faz parte da realidade de milhares de professores e alunos. A partir da aproximação das mídias e tecnologias com a educação podemos trabalhar com as linguagens das novas gerações, provenientes da sociedade tecnológica digital. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar as tecnologias em benefício do ensino e de aprendizagem, os professores precisam apropriar das tecnologias para então as incorporar à sua prática pedagógica. É preciso uma mudança de cultura e que as escolas, junto com os professores e alunos estejam inseridos na sociedade digital, o trabalho que se faz hoje é que nós professores integre a tecnologia ao currículo. Não adianta a escola ter vários recursos tecnológicos, se não houver uma metodologia de trabalho e projeto pedagógico, temos que aproveitar a tecnologia disponível e mudar a nossa maneira de pensar sobre como ensinar.
         Nós professores da Educação Infantil, estamos nos aprimorando e fazendo uso dos recursos tecnológicos que tem na nossa escola: DVD, Data Show, Rádio, Câmera digital, computador entre outros.
        O curso Proinfo Integrado vem trazendo muitos benefícios para o uso dessas tecnologias, percebe-se que com o uso da tecnologia os alunos demonstram maior motivação, tornando a nossa aula divertida, atrativa o que resulta em uma aprendizagem mais significativa.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Currículo

         O currículo determina o que, como e quando ensinar e também como e quando avaliar. A elaboração do currículo depende da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem.
O desenvolvimento do currículo no contexto escolar vai além das grades curriculares envolve toda a comunidade escolar, bem como a vida do aluno, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema educacional na dinâmica que envolve o processo de ensino e aprendizagem. O uso das tecnologias permite expandir e auxiliar o processo de aquisição de aprendizagem bem como facilita os registros dos professores quanto ao avanço dos alunos.
Fonte- Apostila Proinfo Integrado Módulo 2.

Wikipédia e Wikcionário


Wikipédia- É uma enciclopédia virtual livre, dinâmica e mutável, onde qualquer pessoa pode ler, modificar, acrescentar, redigir, corrigir seu conteúdo desde que respeite as normas de conduta e os direitos autorais. Sendo assim mostra mais confiabilidade do que outras enciclopédias do mundo.
Wikcionário- É um dicionário on-line, escrito também de forma colaborativa. Fonte- http://www.wikipedia.org/
                                   http://.wikticionary.org/

terça-feira, 11 de outubro de 2011

PRODUTO FINAL DO PROJETO:ESQUEMA CORPORAL.

                        MURAL DE FOTOS.




TEXTO : OS SAPATOS VERMELHOS.


TEXTO : A SAÚDE DOS DENTES.


REALIZANDO AS ATIVIDADES.

APÓS LER E EXPLORAR OS TEXTOS, UM EM CADA DIA, OS ALUNOS IDENTIFICARAM AS GRAVURAS QUE REPRESENTAVAM OS CUIDADOS COM O CORPO, PINTANDO APENAS AS GRAVURAS CORRETAS.
ORALMENTE FIZERAM UMA LISTA DAS PARTES DO CORPO, A PROFESSORA REGISTROU NA LOUSA E TODOS COPIARAM NO CADERNO.























quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Projeto- Esquema Corporal

PROJETO:ESQUEMA CORPORAL

Escola:E.M.Prefeito Furtunato Figueira
Grupo: Isabel,Vera,Denize e Andréia
Projeto:Esquema Corporal                                                       
Área: Natureza e Sociedade                                               
Faixa etária: 5 anos
Duração: 4 semanas


Justificativa:
As crianças nesta faixa etária possuem muita curiosidade em relação ao seu próprio corpo,em conhecer suas partes e funções,mas ainda não conseguem estabelecer relações entre hábitos de higiene e uma vida saudável,por meio de uma boa alimentação e exercícios físicos,por isso esse projeto visa trabalhar os hábitos de higiene,reconhecer e identificar as partes e funções do corpo humano,visando também o uso dos recursos tecnológicos que facilita o conhecimento e desenvolve no aluno o raciocínio e a criatividade.

Objetivos Gerais:
Desenvolver as diferentes funções do corpo humano,estimulando através de músicas,gestos,a atenção,a percepção,a linguagem oral e escrita,exercícios físicos,alimentação saudável e a criatividade.

Objetivos Específicos:
- Conhecimento do seu corpo como todo, em partes e também suas funções;
-Identificar os cuidados com o corpo;
-Desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
-Desenvolver o raciocínio e a criatividade;
-Memorizar através do lúdico.


Conteúdo:
- Conhecer o próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas,motoras e perceptivas;
-Hábitos de higiene;
-Vida saudável: alimentação e exercícios físicos;
-Brincadeiras com o corpo;
-Contorno do corpo com papel pardo;
-Quebra-cabeça do corpo;
-Poesia e textos;
-Linguagem oral e escrita: nomear as partes do corpo e seus orgãos;
-Músicas;
-Data show; vídeo, power point.


Desenvolvimento:
Fazer um levantamento do conhecimento do que as crianças possuem a respeito do corpo humano;
Rodas de conversa sobre as partes do corpo e suas funções,hábitos de higiene,cuidados com o corpo,alimentação e exercícios fisícos.
Fazer lista com as partes do corpo e seus orgãos.
Leituras de textos e poesias,músicas sobre as partes do corpo ,fazer contorno do corpo de uma criança com papel pardo,também quebra-cabeça do corpo para identificação de suas partes.Fazer uso do Data show para apresentação de power point,para mostrar o corpo e suas partes,poesia e também video com a música da boneca de lata.

Orientações didáticas:
Selecionar livros didáticos par a leitura e atividades.
Criar situações reais e cotidianas para a aprendizagem dos nomes das partes do corpo.
Utilização dos recursos tecnológicos para apresentação de vídeo e power point para dar início ao projeto.


Recursos:
Materiais: livros didáticos,folha de sulfite, caderno,lápis,borracha,papel pardo e recursos audiovisuais.
Humanos:Professores, alunose coordenação.

Avaliação:
A avaliação vai ser feita por observação contínua durante o desenvolvimento do trabalho,verificando o interesse,a criatividade e a participação em todas as atividades desenvolvidas no projeto.Fazer um paralelo a respeito do que as crianças já sabiam e o que aprenderam ao final do projeto.

Produto Final: Iremos fazer um mural com fotos das atividades realizadas.


Bibliografia: livros didáticos:Dia-a- Dia do Professor, livros do Baú e de estórias,também o uso da tecnologia para pesquisas no You Tube e no google.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ESQUEMA CORPORAL

Objetivo geral: Desenvolver as diferentes funções do corpo humano, estimulando através de atividades físicas e motoras, a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação e a lateralidade.


Objetivo específico: Identificar as partes do corpo e suas funções.

Conteúdo:

- Poesia e gravuras mostrando suas partes e órgãos.
- Música boneca de lata.
- Higiene corporal.
- Saúde e alimentação.
- Atividades físicas.

Desenvolvimento:

Com a utilização do Data Show foi apresentado um power-point e feita a leitura de uma poesia  sobre o corpo humano, a professora foi lendo, explicando e mostrando cada parte do corpo. Ressaltando a importância de se cuidar da higiene corporal e também de se ter uma alimentação saudável, acompanhada de exercícios físicos que fazem bem para a nossa  saúde.
Mostramos também um vídeo da música Boneca de Lata , onde eles observaram a boneca dançando e logo após dançaram a música mostrando as partes do corpo.

Recursos:

Humanos: alunos, professores e equipe pedagógica.

Materiais: recursos audiovisuais.

Videos e Fotos
















quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Registro Digital da Experiência(aula)

A aula foi planejada e organizada com salas de infantil -2° etapa,incentivando as crianças ao uso da tecnologia.
Foi uma aula diferente,feita com o Data show,foi passado vídeo,slides,isto fez com que os alunos se entusiasmassem mais.O uso dos recursos tecnológicos;mostrou que é possivel variar as aulas,pois o interesse dos alunos facilita mais a aprendizagem.Através do vídeo e slides,eles indentificaram melhor as partes do corpo e as suas funções,alcançando assim o objetivo proposto na aula.
Os alunos se mostraram interessados pelo que estava mostrando no telão,ficaram quietos e na hora que foi passado o vídeo da Boneca de Lata e o slides sobre o corpo humano,prestaram muita atenção e quando foi para eles fazerem os gestos não tiveram dificuldades,foram ouvindo a música e mostrando certinho as determinadas partes do corpo.
Tivemos também grande ajuda da professora de artes Fernanda,para o desenvolvimento da nossa aula.
A avaliação foi feita durante todo o tempo,a partir da observação,como estavam se comportando,seus interesses pela música,pelas gravuras do corpo,pelas imagens do teláo que facilitou muito.
Com o uso da tecnologia as aulas vão mostrar e facilitar que o aprender e o ensinar são mais significativos e proveitosos,tanto para o professor como para o aluno.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Conceituando Hipertexto

IPERTEXTO
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Principais características do Hipertexto
  1. Intertextualidade;
  2. Velocidade;
  3. Precisão;
  4. Dinamismo;
  5. Interatividade;
  6. Acessibilidade;
  7. Estrutura em rede;
  8. Transitoriedade;
  9. Organização multilinear
     Fonte- http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas. Ele não está presente apenas no campo da informática, mas encontra-se também nos livros de formatos convencionais, onde os autores buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe o todo, a idéia central do autor. Hoje é muito comum encontrarmos livros organizados por um autor e escritos por vários. Estes livros não lineares são exemplos de hipertextos.
 Fonte- http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/

Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita.
Comentário: O hipertexto é um instrumento valioso no processo ensino aprendizagem, tanto para o professor, quanto para os alunos, pois proporciona um acesso dinâmico de forma interativa através de links que complementam o texto principal, tornando a aprendizagem muito mais interessante.