quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ESQUEMA CORPORAL

Objetivo geral: Desenvolver as diferentes funções do corpo humano, estimulando através de atividades físicas e motoras, a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação e a lateralidade.


Objetivo específico: Identificar as partes do corpo e suas funções.

Conteúdo:

- Poesia e gravuras mostrando suas partes e órgãos.
- Música boneca de lata.
- Higiene corporal.
- Saúde e alimentação.
- Atividades físicas.

Desenvolvimento:

Com a utilização do Data Show foi apresentado um power-point e feita a leitura de uma poesia  sobre o corpo humano, a professora foi lendo, explicando e mostrando cada parte do corpo. Ressaltando a importância de se cuidar da higiene corporal e também de se ter uma alimentação saudável, acompanhada de exercícios físicos que fazem bem para a nossa  saúde.
Mostramos também um vídeo da música Boneca de Lata , onde eles observaram a boneca dançando e logo após dançaram a música mostrando as partes do corpo.

Recursos:

Humanos: alunos, professores e equipe pedagógica.

Materiais: recursos audiovisuais.

Videos e Fotos
















quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Registro Digital da Experiência(aula)

A aula foi planejada e organizada com salas de infantil -2° etapa,incentivando as crianças ao uso da tecnologia.
Foi uma aula diferente,feita com o Data show,foi passado vídeo,slides,isto fez com que os alunos se entusiasmassem mais.O uso dos recursos tecnológicos;mostrou que é possivel variar as aulas,pois o interesse dos alunos facilita mais a aprendizagem.Através do vídeo e slides,eles indentificaram melhor as partes do corpo e as suas funções,alcançando assim o objetivo proposto na aula.
Os alunos se mostraram interessados pelo que estava mostrando no telão,ficaram quietos e na hora que foi passado o vídeo da Boneca de Lata e o slides sobre o corpo humano,prestaram muita atenção e quando foi para eles fazerem os gestos não tiveram dificuldades,foram ouvindo a música e mostrando certinho as determinadas partes do corpo.
Tivemos também grande ajuda da professora de artes Fernanda,para o desenvolvimento da nossa aula.
A avaliação foi feita durante todo o tempo,a partir da observação,como estavam se comportando,seus interesses pela música,pelas gravuras do corpo,pelas imagens do teláo que facilitou muito.
Com o uso da tecnologia as aulas vão mostrar e facilitar que o aprender e o ensinar são mais significativos e proveitosos,tanto para o professor como para o aluno.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Conceituando Hipertexto

IPERTEXTO
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Principais características do Hipertexto
  1. Intertextualidade;
  2. Velocidade;
  3. Precisão;
  4. Dinamismo;
  5. Interatividade;
  6. Acessibilidade;
  7. Estrutura em rede;
  8. Transitoriedade;
  9. Organização multilinear
     Fonte- http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas. Ele não está presente apenas no campo da informática, mas encontra-se também nos livros de formatos convencionais, onde os autores buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe o todo, a idéia central do autor. Hoje é muito comum encontrarmos livros organizados por um autor e escritos por vários. Estes livros não lineares são exemplos de hipertextos.
 Fonte- http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/

Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita.
Comentário: O hipertexto é um instrumento valioso no processo ensino aprendizagem, tanto para o professor, quanto para os alunos, pois proporciona um acesso dinâmico de forma interativa através de links que complementam o texto principal, tornando a aprendizagem muito mais interessante.